Como rodar jogos de DOS nativamente no LINUX pela STEAM?

Está procurando uma maneira de rodar seus jogos antigos de DOS que tem na STEAM no LINUX e não sabe como? Então prepare-se para rodar jogos de DOS no LINUX da melhor maneira!

Você tem um monte de jogos de DOS em sua conta da STEAM e está rodando pelo PROTON para jogar em seu LINUX mas está percebendo uma certa lentidão que não deveria acontecer? Bom, aqui está a solução!

O problema ocorre justamente porque você não está rodando uma versão nativa do DOSBOX em seu LINUX, e sim a versão para Windows através do PROTON. A solução é instalar o BOXTRON no STEAM possibilitando rodar uma versão nativa do DOSBOX para LINUX.

Como instalar o DOSBOX para Linux.

Cada Distro tem sua própria maneira de instalar o DOSBOX. Vale a pena checar qual a maneira indicada para você. No meu caso, eu uso DEBIAN, e é super fácil instalar. Basta abrir um terminal e digitar:

sudo apt-get install dosbox

Como instalar o BOXTRON na STEAM?

Instale as DEPENDENCIAS do BOXTRON!

Para DEBIAN:

$ sudo apt install dosbox inotify-tools timidity fluid-soundfont-gm

Caso você rode outra Distro de LINUX, veja quais as dependências adequadas para o seu sistema: https://github.com/dreamer/boxtron/

Faça o download da versão mais atual do BOXTRON: https://github.com/dreamer/boxtron/releases/

Descompacte o Tarball no diretório “compatibilitytools.d” dentro do diretório de instalação da STEAM. Se o diretório não existir, crie um.

Instalar somente no seu usuário:

cd ~/.local/share/Steam/compatibilitytools.d/

Instalar para todo o sistema:

cd ~/.steam/root/compatibilitytools.d/

Reinicie o STEAM.

Nas propriedades do jogo que você pretende jogar, selecione “Forçar o uso de uma Ferramente de Compatibilidade da Steam Play” e selecione “Boxtron (native DOSBox)“.

Agora o jogo deve estar rodando muito melhor que estava antes, pois está utilizando a versão nativa do DOSBOX para o LINUX. Mas alguns problemas ainda podem acontecer, e se você está quebrando a cabeça e não consegue descobrir o motivo, vale a pena instalar um FORK do DOSBOX.

Como instalar o DOSBOX-Staging?

Por melhor que a versão oficial do DOSBOX seja, infelizmente faz muito tempo que não temos uma atualização. Muitos dos problemas conhecidos já foram resolvidos em FORKs como o DOSBOX-Staging. Se você está encontrando “problemas estranhos” e não consegue encontrar a fonte, vale a pena tentar um FORK.

Primeiramente você deve fazer o download da versão mais recente: https://dosbox-staging.github.io/downloads/linux/

Recomendo pegar a versão Tarball. E simplesmente descompactar em seu local de preferência. No meu caso eu descompactei em minha pasta HOME.

Agora você tem um DOSBOX-Staging para rodar seus jogos.

Como configurar o BOXTRON para rodar o DOSBOX-Staging?

A questão é que o BOXTRON está configurado para rodar a versão oficial do DOSBOX, e você precisa configurá-lo para rodar a sua FORK.

Basta você editar o arquivo “~/.config/boxtron.conf” e modificar o “dosbox.cmd“.

Ao final do arquivo você encontrará a seguinte linha:

cmd = ~/path-to-dosbox-staging/dosbox

Ela estará comentada. Basta “descomentar” a linha e modificar o caminho para onde você descompactou seu DOSBOX-Staging.

Pronto! Agora seu jogo da STEAM está rodando em um FORK de DOSBOX nativo para LINUX!

Autor: Newton Uzeda

O interesse de Newton por Ficção Científica e Fantasia, se iniciou ainda muito novo, quando ganhou de sua Mãe um livro de “Aventuras Fantásticas“: “O Feiticeiro da Montanha de Fogo” que o levou a se interessar por RPG e consequentemente ao Imaginário de Tolkien. De seu Pai as gravações em VHS dos três Star Wars que passavam na televisão. “Você acha que ele vai se interessar por isso quando crescer?” pergunta a Mãe. Mal sabia ela… Star Wars, levou a Star Trek e quase duas décadas depois Newton se forma em Cinema com especialização em Roteiro com foco em Fantasia. Enquanto sua carreira acadêmica caminhava, Newton dirigiu o curta-metragem de terror independente “Zombeach” e mantém uma coleção de roteiros em eterna pré-produção. Fundou também o primeiro Pub Nerd do Brasil, o Saloon, e trabalha por preservar, e manter viva a cultura de se jogar Videogame “de dois”, Arcades e Pinball. Atualmente trabalha em três livros que permanecem em perpétua revisão, e mantém uma coleção particular de videogames com mais de 5000 títulos. Vive atualmente com cachorros e gatos, soterrado de livros e filmes.