Minha Super Key (Meta Key) não abre o Menu de Aplicações | Linux – Debian – KDE

Como fazer o Super Key abrir o Menu de Aplicações?

A História do Problema:

Recentemente tive que reinstalar meu Debian por um motivo que ainda não consegui entender, e provavelmente nunca irei. Após a reinstalação reparei que a minha Super Key, vulgo “Tecla do Windows“, não estava abrindo o menu de aplicações, vulgo “Start Menu” ou “Menu Iniciar“.

Passei horas procurando na internet como habilitar a função no Linux. Esta minha busca mostrou-se infrutífera; enquanto encontrava diversas informações e possíveis soluções, nenhuma resolvia a minha situação. E minha Super Key continuava sem abrir o Menu. A questão é que eu simplesmente não conseguia entender a “causa do problema“, até encontrar uma pessoa falando a respeito do funcionamento da tecla.

Entendendo o Problema:

A questão é que não se pode mapear nenhuma função diretamente a Meta. Quando a Meta e pressionada independentemente o kwin (gerenciador de janelas do KDE Plasma) identifica e informa o plasmashell para abrir o menu via dbus.

Quando o plasmashell recebe o sinal, ele itera todos os widgets do painel para os inicializadores de aplicativos e encontra o primeiro com um conjunto de atalhos global (como Alt + F1). É feito desta forma para que o usuário possa controlar aproximadamente qual iniciador deve ser ativado quando você pressiona a tecla (já que você pode ter vários). A “interface” para fazer isso, porém, não é nada intuitiva.

Como fazer para a Meta funcionar?

Chega de história! A solução é extremamente simples.

“Configurações de Sistema”[System Settings]
Atalhos [Shortcuts]
[Activity Switching]

Procurar a opção “Ativar o Widget Menu de Aplicação”

No meu caso nenhum atalho estava configurado para abrir o Menu. O Padrão é “Nenhum”. Configurar para “custom” e “Meta+F1”. Neste ponto, após clicar no botão, você deverá precionar as teclas “META + F1”. Depois “Aplicar”.

Pronto. Sua “Tecla do Windows” já está funcionando.

Autor: Newton Uzeda

O interesse de Newton por Ficção Científica e Fantasia, se iniciou ainda muito novo, quando ganhou de sua Mãe um livro de “Aventuras Fantásticas“: “O Feiticeiro da Montanha de Fogo” que o levou a se interessar por RPG e consequentemente ao Imaginário de Tolkien. De seu Pai as gravações em VHS dos três Star Wars que passavam na televisão. “Você acha que ele vai se interessar por isso quando crescer?” pergunta a Mãe. Mal sabia ela… Star Wars, levou a Star Trek e quase duas décadas depois Newton se forma em Cinema com especialização em Roteiro com foco em Fantasia. Enquanto sua carreira acadêmica caminhava, Newton dirigiu o curta-metragem de terror independente “Zombeach” e mantém uma coleção de roteiros em eterna pré-produção. Fundou também o primeiro Pub Nerd do Brasil, o Saloon, e trabalha por preservar, e manter viva a cultura de se jogar Videogame “de dois”, Arcades e Pinball. Atualmente trabalha em três livros que permanecem em perpétua revisão, e mantém uma coleção particular de videogames com mais de 5000 títulos. Vive atualmente com cachorros e gatos, soterrado de livros e filmes.